Cabelos Coloração

Como fazer um teste de mecha?

Por: BEAUTYCOLOR 10 de janeiro de 2019

Vai colorir os fios? Entenda para que serve e por que você não deve realizar o procedimento sem antes fazer o teste de mecha! Confira nosso post!

Tempo de leitura:   2 minutos

Como fazer um teste de mecha?


Não é incomum que ao pintar o cabelo pela primeira vez, muitas consumidoras — e até mesmo algumas profissionais de beleza — ignorem a recomendação de realizar um teste de mecha

Longe de ser uma precaução excessiva, a medida é essencial para garantir que o resultado da coloração seja realmente o esperado e que o procedimento seja realizado em total segurança. Afinal, a ideia é ficar ainda mais bonita, mas ganhar fios quebradiços e danificados nesse processo está fora de cogitação, não é mesmo?  

Pensando nisso, preparamos esse post. Nele, você vai entender porque o teste de mecha é tão importante e aprender passo a passo a realizá-lo em casa ou no salão. 

Leia e garanta uma coloração saudável e radiante!

Para que serve o teste de mecha?

O seu objetivo é avaliar se o cabelo está saudável o suficiente para a realização do procedimento e se o fundo de cor está adequado para receber a tintura. 

A medida permite que você conheça com precisão o resultado final da coloração nos fios, o tempo necessário para obtê-la e, principalmente, possibilita que o procedimento seja realizado com segurança. Isso minimiza consideravelmente as chances de quebras ou danos de difícil reparação.

A realização do teste de mecha é fundamental tanto para quem vai colorir em casa quanto para profissionais de beleza. Existe uma série de fatores, como colorações anteriores, alisamentos e até mesmo a exposição ao sol que podem influenciar no resultado final.

Em geral, o teste de mecha é realizado pouco antes da aplicação da coloração nos fios. No entanto, se for possível, realize o procedimento com até 5 dias de antecedência. Dessa maneira, será possível conhecer a reação dos fios mesmo após sucessivas lavagens.

O teste de mecha sempre deve ser realizado após o teste de toque, onde a coloração é aplicada em uma pequena área do antebraço por cerca de 30 minutos com o objetivo de verificar se a tintura não provoca coceira, ardência, irritação ou qualquer outro tipo de alergia.

Aprenda a fazer o teste de mecha passo a passo

Caso nenhuma reação desagradável na pele tenha sido observada em um prazo de 24 horas após o teste de toque, é hora de descobrir como seus fios reagem ao produto

Saiba como!  

  1. Separe uma mecha da parte de trás dos cabelos, que fica menos visível caso o cabelo sofra alguma reação;

  2. Aplique a tintura na extensão de toda a mecha, mantendo a distância de 1 cm da raiz;

  3. Deixe o produto por 40 minutos, verificando a cada 5 minutos se o cabelo está sofrendo alguma alteração ou reação indesejada. Em caso positivo, encerre o teste imediatamente;

  4. Ao final do tempo de pausa, lave a mecha e faça uma avaliação da cor obtida e da maleabilidade dos fios;

  5. Caso a mecha quebre ou fique extremamente danificada ao final do processo, não aplique a coloração no restante dos fios.

---

Gostou de aprender como fazer um teste de mecha e descobrir porque ele é tão importante para a saúde e beleza dos cabelos? Então aproveite para saber mais sobre a realização do teste de toque e conquiste uma nova cor com total segurança!



PRODUTOS DO POST

Por: BEAUTYCOLOR
A BEAUTYCOLOR atua no mercado de cosméticos desde 1997, entregando soluções em coloração e esmaltes para que você seja sempre a sua melhor versão. Nossas colorações proporcionam durabilidade, brilho e hidratação.

POSTS RELACIONADOS


SIGA A BEAUTYCOLOR NO INSTAGRAM

VISITAR INSTAGRAM